Escola Artur GonçalvesEventos e Atividades

Alunos do COJ vencem prémio com o projeto “2ª Vida a Custo Zero”

O 2ª Vida a Custo Zero é um projeto de Educação para a Sustentabilidade desenvolvido pela organização juvenil sem fins lucrativos, Associação de Jovens Aventureiros, do Centro de Ocupação Juvenil (COJ), com o apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ). Esta iniciativa tem como objetivo integrar jovens estudantes do ensino secundário num projeto de voluntariado juvenil, enquanto agentes ativos e criadores de conteúdos promotores da sensibilização comunitária para a reciclagem e reaproveitamento dos desperdícios.

Os alunos do COJ do Agrupamento Artur Gonçalves participaram nesta iniciativa, desenvolvendo uma página de Facebook com conteúdos produzidos pelos jovens voluntários participantes, com o objetivo de sensibilizar de forma ativa os participantes e os destinatários da ação para a necessidade de reutilizar objetos, reduzindo a pegada ecológica, estimulando a dimensão criativa nos jovens e as competências de trabalho manual, tentando também suscitar mudanças nos hábitos de consumo da nossa juventude. Foram também desenvolvidos workshops para crianças e jovens do 1º, 2º e 3º ciclos.

Este projeto foi vencedor na categoria “Voluntariado Jovem”, na Mostra de Boas Práticas de Voluntariado Jovem 2021, que decorreu no dia 26 de novembro no Centro de Juventude de Lisboa do IPDJ.

Parabéns aos nossos Jovens Aventureiros e ao COJ pelo trabalho que desenvolvido.

https://www.facebook.com/2vidaacustozero