Plano Nacional das Artes

Semana Cultur@l

Na semana de 7 a 11 de março, vai falar-se bastante de ARTE E CULTURA no Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves (AEsAG) com o programa – Semana Cultur@l, no âmbito do Plano Nacional das Artes e do seu Plano Cultural de Escola. 

Desde 2019 que somos escola piloto no Plano Nacional das Artes (PNA) o que constitui uma motivação acrescida para fazer mais e melhor no âmbito artístico.  

As atividades são bastante diversificadas, numa relação estreita com a Literatura, uma vez que integra a Semana da Leitura com a temática “Ler sempre, ler em qualquer lugar”

Nesta segunda semana cultural, continuamos focados no propósito de proporcionar aos alunos o contacto com a Arte e os seus interlocutores, o conhecimento e acesso a outras linguagens artísticasé essencial para a formação integral do aluno. 

As atividades são presenciais e virtuais, dinamizadas através de uma Sala virtual com transmissão no canal de YouTube. 

Apostámos em propostas que levassem os alunos fora de portas, explorando experiências artísticas em diferentes contextos da nossa comunidade. Consideramos fundamental criar laços entre os alunos e o seu património material e imaterial.  

No programa da Semana Cultur@L, contamos com artistas plásticos e performativos, atores, encenadores, escritores e músicos que vão falar do seu trabalho e conversar com os alunos. Mais uma vez, foi essencial a colaboração dos nossos parceiros. 

Esperamos que estas atividades proporcionem bons momentos de fruição e de construção de saber. 

Desejamos a toda a comunidade educativa uma ótima semana com Cultura e Arte. 

A Coordenadora do PNA do AEsAG
Ana Rita Moutinho 

O Programa da Semana Cultur@l e o acesso aos links de transmissão, podem ser consultados aqui.