Escola António Chora BarrosoEscola Artur GonçalvesEventos e Atividades

 CANGURU MATEMÁTICO

Associação Canguru sem Fronteiras é uma associação de carácter internacional com o objetivo de promover a divulgação da matemática e é responsável pela organização anual do Concurso CANGURU·MATEMÁTICO em todos os países participantes. Em Portugal, a organização deste concurso está a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática.

O Concurso consiste numa prova de desafios matemáticos, e apresenta-se dividido por categorias, de acordo com o ano de escolaridade dos alunos.

No dia 17 de março, realizou-se este concurso nas escolas Artur Gonçalves, EB 2,3 Dr. António Chora Barroso e Centro Escolar de Stª Maria no qual se inscreveram cerca de 115 alunos do 5.º ao 12.º ano e cerca de 30 alunos do 1º ciclo.

Com este concurso, pretende-se estimular o gosto pela Matemática, mostrar que os alunos se podem divertir a resolver questões matemáticas e percebam que conseguir resolver os problemas propostos é uma conquista pessoal muito recompensadora e, deste modo permitir que os alunos descubram o lado lúdico da disciplina.

Os alunos mostraram-se motivados e empenhados durante a realização da prova, estando a aguardar o apuramento dos resultados.