Escola António Chora BarrosoEventos e Atividades

Projeto Doadores de Livros – Cerimónia de Entrega de Certificados

No dia 13 de junho decorreu, na biblioteca escolar da escola Chora Barroso, a cerimónia de entrega de certificados aos doadores que mais se distinguiram no apoio ao projeto Doadores de Livros do 5º G. Estiveram presentes, entre outros, a professora Ana Rita Moutinho, adjunta do Sr. Diretor; a professora Felisbela Morgado, coordenadora das bibliotecas escolares, para além da turma do 5º G e respetiva diretora de turma, a professora Lucília Alves. A cerimónia, apresentada pelos alunos Inês Valente, Laura Antunes e Dinis Lopes, teve como objetivo distinguir todos aqueles que colaboraram com o projeto enriquecendo a biblioteca escolar. Foram distinguidos alunos, professores e assistentes operacionais bem como, alguns doadores externos após a divulgação na página do agrupamento, no jornal O Riachense e nas redes sociais. Por essa razão, o poeta riachense, que já anteriormente tinha oferecido alguns dos seus livros à biblioteca, voltou a colaborar nesta iniciativa pelo que o Sr. Alfredo Sousa Pereira e a D. Irene Coelho, assistente operacional aposenta da escola, receberam um prémio simbólico.

O projeto começou com uma grande ideia da aluna Inês Valente que pensou nos livros que já não lia e que estavam arrumados nas prateleiras das estantes da sua casa. A ideia de “dar uma segunda oportunidade aos livros” tornou-se um projeto da turma. Foi criado um logotipo, da autoria do Lourenço Morgado e criados cartazes e flyers com o apoio da artista residente Diana Gameiro. Com a divulgação deste projeto foram doados 309 livros à biblioteca escolar.

Esta iniciativa faz parte de um grande projeto solidário que a turma pretende continuar a desenvolver ao longo do próximo ano letivo.