Escola António Chora BarrosoEventos e Atividades

“Poderia viver sem ti?

Para assinalar o dia 4 de outubro, Dia Mundial do Animal, as turmas de 5º ano (E, F e G), da Escola Básica Dr. António Chora Barroso, construíram um Domínio de Autonomia Curricular (DAC) – “Poderia viver sem ti?” em parceria com a Biblioteca Escolar, que contou, ainda, com a participação do Canil e Gatil Intermunicipal. Este DAC envolveu as disciplinas de Português, Português Língua Não Materna, Matemática, Ciências Naturais, Educação Musical, Tecniarte e Cidadania Digital.

À volta deste tema, foram desenvolvidas várias atividades, entre as quais, Origamis com animais, Leitura da obra “O morcego Bibliotecário”, de Carmen Zita Ferreira, com a produção de um vídeo sobre o animal existente em casa e o ensaio de uma canção de Luísa Sobral.

Por último, fez-se o convite ao Canil Intermunicipal que acedeu prontamente e realizou a atividade: “O canil vai à escola”, com a presença de técnicos especializados e de três cães. Esta atividade decorreu no auditório, com uma explicação dos cuidados básicos a ter com os animais domésticos (alimentação, escovagem e banhos, passeios, …) através da leitura de uma pequena história. No final da apresentação os alunos expressaram as suas dúvidas ou curiosidades sobre o tema, finalizando a sessão cantando a música “O meu cão”, da Luísa Sobral.

Já no exterior, os alunos tiveram a oportunidade de interagir com os cães, colocando em prática o que foi explicado previamente, atividade que deliciou todos os presentes.