Escola Artur GonçalvesEventos e Atividades

Ex Aluna da ESAG Representou Portugal no Safer Internet Forum 2022 em Bruxelas

Teresa Sério, atualmente a frequentar o 1ºano do Curso de Engenharia Têxtil, na Universidade do Minho, ex aluna do Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves de Torres Novas, foi a jovem “Líder Digital”, convidada pela Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção Geral da Educação a participar como representante de Portugal no Safer Internet Forum 2022 (SIF) no dia 27 de outubro, em Bruxelas.

Esta aluna fez parte de uma Equipa de Líderes Digitais do nosso Agrupamento, desempenhando desde 2017 a função de “Líder Digital”, projeto da DGE, no âmbito da SeguraNet, no qual recebeu formação específica, tendo como principal função formar pares, professores, encarregados de educação e toda a comunidade em geral, nas temáticas do uso em segurança das novas tecnologias, da internet, dos dispositivos móveis e da literacia para os media.

Conferência Europeia Safer Internet Forum (SIF) 2022 promovida pela rede Insafe é um importante evento anual onde decisores políticos, investigadores, órgãos governamentais, jovens, pais, professores, ONGs, representantes da indústria, especialistas e outros atores relevantes se reúnem para discutir as últimas tendências, riscos e soluções relacionadas com a proteção das crianças nos ambientes digitais com o objetivo de tornar a internet um lugar melhor.

Este encontro realizou-se entre os dias 25 a 27 de outubro em Bruxelas, e teve a participação dos Líderes Digitais como representantes do Centro Internet Segura Português: Joana Martins (em representação do Agrupamento de Escolas de Mira), Guilherme Santos (em representação das escolas da Madeira) e Teresa Sério (em representação da escola de Artur Gonçalves de Torres Novas).

Testemunho da nossa Líder Digital, Teresa Sério:

“Ir ao SIF para mim foi uma oportunidade espetacular, consegui conhecer pessoas de 19 países diferentes e aprender mais com elas sobre a segurança na internet, conhecimentos que levarei para a vida. Senti-me ouvida pelos responsáveis da indústria e da comissão europeia, que estavam genuinamente interessados em saber a nossa opinião e o que nós sentíamos que precisava de mudar em relação à internet.

Quero agradecer a todas as pessoas que estiveram envolvidas no processo, as professoras Anabela Triguinho, Silvina Feijão (DGE) e Lígia Azevedo (DGE), que me deram a oportunidade de dar a minha opinião num evento tão importante como este. Também quero agradecer aos colegas que me acompanharam Guilherme e Joana porque sem eles a experiência não teria sido a mesma.”

Os resultados deste trabalho foram apresentados no SIF.

https://www.betterinternetforkids.eu/en-US/policy/safer-internet-forum