Centro Escolar de RiachosEventos e Atividades

Dia do Pijama no CER

O Dia do Pijama é um assunto muito sério!

É um dia educativo e solidário feito por crianças que ajudam outras crianças.

Neste dia, as crianças até aos 10 anos (creche, jardim de infância e escola de 1º ciclo), nas instituições e escolas participantes, de todo o país (continente e ilhas) – ou de países onde há escolas portugueses – vêm vestidas em pijama para a escola e passam, assim, o dia em atividades educativas e divertidas até regressarem a casa. 

O Dia Nacional do Pijama realiza-se a 20 de novembro de cada ano. Nas semanas anteriores, as educadoras e professoras organizam, na sala com as crianças e com as famílias, um conjunto de atividades lúdicas e educativas inspiradas pela Missão Pijama. A data coincide com o dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança.

Este é um dia em que as crianças pequenas lembram, anualmente, a todos que “uma criança tem direito a crescer numa família”.

O Dia Nacional de Pijama é uma iniciativa e marca registada da Mundos de Vida. É também uma iniciativa que faz parte da Missão Pijama.

Este ano foi comemorado no dia 21, segunda-feira! No CER, sete turmas aderiram à iniciativa. Professores e alunos vieram de pijama para a escola.

 É uma experiência educativa diferente – permite incorporar intencionalidade pedagógica. É um dia que promove a escola de valores – permite que as crianças aprendam a partilhar e a viver a solidariedade. É também um dia que liga a família e a escola – permite a celebração do valor da família e a aproximação entre os pais e a escola.