Centro Escolar de Sª MariaEscola António Chora BarrosoEventos e Atividades

Uma viagem no tempo…

O dia 8 de fevereiro amanheceu cinzento e chuvoso, mas nem assim demoveu os ânimos dos bravos exploradores das turmas do 5º E da escola Chora Barroso e do 3º MD do Centro Escolar da Meia Via. A visita de estudo estava agendada e tinha como destino o Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios, localizado no extremo oriental da serra de Aire, em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

As professoras e os alunos, acompanhados de uma encarregada de educação, foram recebidos pelo guia deste espaço. Depois de recordar alguma da informação partilhada com os alunos nas respetivas escolas, foi tempo de, depois da visualização de um pequeno filme introdutório, partir à descoberta da jazida paleontológica da Pedreira do Galinha. Durante o circuito realizado, fizeram-se diversas paragens para observar algumas plantas, não esquecendo que os saurópodes eram dinossáurios herbívoros com longo pescoço e patas arredondadas. Na laje calcária as suas pegadas conservaram-se ao longo de 175 milhões de anos, podendo ser observados vários trilhos, incluindo uma das mais longas pistas de pegadas até hoje conhecidas.

A manhã terminou com um pequeno lanche, essencial para retemperar as forças. E foi tempo de regressar às escolas, mais enriquecidos por tudo o que tinham visto e aprendido.