Centro Escolar Meia ViaEscola António Chora BarrosoEventos e Atividades

O Regresso dos Dinossáurios – Projeto Din@.com

No dia 23 de fevereiro, os alunos do 3MD do Centro Escolar da Meia Via e a turma do 5ºE da Escola EB 2,3 Dr. António Chora Barroso, fizeram uma primeira apresentação das atividades desenvolvidas para o Projeto Nós Propomos! Jovens e Pequenos Grandes Cidadãos.

No átrio principal da escola, a exposição ” As pegadas dos dinossáurios na Serra de Aire” recebia os visitantes, uma vez que o objetivo do projeto passa pela  valorização deste património natural, existente no concelho, e pela sua preservação, não perdendo de vista o desenvolvimento local.

 A sessão, apresentada por dois alunos do 5ºE, começou com as apresentações dos pequenos do 3º ano, orientados pela professora Fátima Freitas. No livro digital que produziram, descreveram os diferentes tipos de dinossáurios existentes; seguiram-se algumas canções e danças criadas com o apoio do professor de música, Claúdio Mateus.

As professoras Vera Tomás e Paula Ribeiro, do 5º E, partilharam um mural digital com os trabalhos em desenvolvimento nas diferentes disciplinas, articulando conteúdos (DAC) e criando laços com a biblioteca escolar e a artista residente Rita Assis. Estes alunos procuram “a pegada que querem deixar no seu caminho…”, e fazem-no, por exemplo, através de leituras diversas. Deste modo, foi apresentada uma leitura dialogada da obra “O dinossáurio Belisário” de Pepe Cáccamo e Caeles Arbat. A canção “A minha pegada”, com letra da turma e música de Rodrigo Leão, trabalhada com a professora de Educação Musical e diretora de turma, a professora Mónica Pires, foi outro dos momentos da turma, em colaboração com a artista residente.

Todos os presentes constataram que estamos perante um projeto de  parcerias, que aposta na educação e na formação dos mais novos, de modo a poderem ser  Grandes Cidadãos num mundo cada vez mais exigente. Num auditório onde conviveram alunos, professores e alguns encarregados de educação, foi possível contar com a presença de entidades como o Dr. Sérgio Claudino, responsável pelo projeto Nós Propomos! Pequenos Grandes Cidadãos; o vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, professor Luís Silva;  a vereadora da cultura da Câmara Municipal de Torres Novas, professora Elvira Sequeira; o Diretor do Agrupamento, professor Carlos Ferreira;  a professora Anabela Santos, assessora da direção do Agrupamento, e a professora Maria João Martins, coordenadora de estabelecimento.