Escola Artur GonçalvesEventos e Atividades

Alunos do 12ºE na Cimeira das Democracias

No dia 19 de abril de 2023 o Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves esteve presente na «Cimeira das Democracias», dedicada este ano ao tema «Como reconstruir consensos em Democracia?» que decorreu na Universidade Católica Portuguesa.

Nesta Cimeira o Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves representou o Canadá e a equipa de alunos da turma E do 12.º ano, acompanhados pelo professor António Ribeiro, foram simpaticamente recebidos pela Embaixadora do Canadá, Elise Racicot.
Presenciamos hoje alterações muito significativas no espaço político, que é marcado pelo impacto das novas tecnologias, mas também por uma alargada mobilidade num mundo cada vez mais interdependente. Neste contexto, a acelerada comunicação e mediatização permite uma informação muito mais ampla e imediata, mas também expõe as assimetrias da globalização de modo mais intenso e facilita a propagação da desinformação e o crescimento da polarização política e de conflitos culturais. Estas tendências têm um considerável efeito na qualidade e talvez mesmo na natureza da nossa Democracia. Se as Democracias liberais se fundaram, pois, precisamente no princípio de um debate aberto e plural, pautado por regras gerais claras e transparentes em busca de consensos e de uma constante tentativa de (re-)conciliação como resposta a conflitos e desafios, temos de interrogar-nos se essas premissas resistem aos sinais do tempo e sobretudo aos novos (e por vezes camuflados) apelos de modelos políticos autoritários. Face à crescente polarização e à violência política, como é possível (re-)construir consensos em Democracia? E face à guerra, como é possível encontrar consensos entre aliados democráticos e fortalecer as Democracias? Como apontar para espaços de conciliação preservando o pluralismo e a liberdade num tempo de novos extremismos? Como proteger o Estado de Direito e os Direitos Humanos numa era em acelerada transformação?