Escola Artur GonçalvesEventos e AtividadesPlano Nacional das Artes

I Branco I Transparências de uma Visita

O projeto “Branco, Transparências de uma Visita” foi desenvolvido pelos alunos de Humanidades da turma 10ºE da Escola Artur Gonçalves, em Torres Novas, em articulação com o Artista Residente Eduardo Dias no âmbito do Projeto Cultural de Escola – Plano Nacional das Artes. Teve como objetivo apresentar o Museu Carlos Reis para outras turmas e escolas e para o público em geral. O projeto culminou nos dias 9 e 11 de março de 2023 e tendo como principal foco a obra do pintor Carlos Reis e a sua relação com a cidade de Torres Novas.

A participação no projeto permitiu-nos desenvolver competências pessoais e profissionais, nomeadamente de observação, análise, interpretação, contextualização histórica e cultural, de comunicação oral e de exposição de ideias, de forma clara e convincente, bem como de trabalho em equipa e de valorização de diferentes perspetivas e opiniões.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer em detalhe a obra de Carlos Reis, bem como os diferentes artefactos presentes no Museu, de refletir sobre a importância da arte e da cultura na sociedade, e como estas são capazes de transmitir ideias, emoções e valores.

Concluindo, o projeto “Branco, Transparências de uma Visita” foi uma experiência enriquecedora que nos permitiu aprender e crescer enquanto alunos e indivíduos, desenvolvendo competências importantes para o nosso futuro, tanto pessoal como profissional. A participação no projeto possibilitou-nos também, valorizar o património cultural e artístico, entender a sua importância na construção da nossa identidade coletiva e refletir sobre o seu impacto no mundo contemporâneo.

Rui Mota, 10ºE