AgrupamentoEscola Artur GonçalvesEventos e Atividades

Projeto Parlamento dos Jovens – Educar para a Cidadania

O projeto Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos/às jovens do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário que visa promover a educação para a cidadania. Na escola Artur Gonçalves é coordenado pela Prof. Sofia Morais.

Os objetivos principais são estimular o gosto pela participação cívica e política, dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses, bem como promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões.

O programa será desenvolvido ao longo do ano letivo, culminando com uma Sessão Nacional, na Assembleia da República, nos dias 30 e 31 de maio de 2022.

O tema deste ano é: “FAKE NEWS: O IMPACTO DA DESINFORMAÇÃO NA DEMOCRACIA”.

Na escola secundária Artur Gonçalves, o projeto já iniciou com a apresentação de duas listas de alunos candidatos a “deputados” para representar a escola na sessão distrital. Seguiu-se um período de campanha eleitoral nos dias 17 e 18 de janeiro. O ato eleitoral para o apuramento dos deputados à sessão distrital, decorreu no dia 20 de janeiro tendo sido um momento muito participativo, envolvendo todas as turmas do secundário. Decorreu com enorme sentido de responsabilidade, colaboração e civismo da parte dos alunos diretamente intervenientes e de todos os outros participantes.

A lista A elegeu 2 mandatos e a B 1.