No dia 12 de junho às 21h, realizou-se no Teatro Virgínia o Espetáculo “Cartas à Liberdade” integrado no Sarau Cultural da ESAG.
Este evento marcou o encerramento das atividades do Plano Cultural de Escola sobre a temática das comemorações do cinquentenário do 25 de Abril – O que nos move: A LIBERDADE.
Este espetáculo teve como objetivo apresentar à comunidade educativa o Trabalho Final da turma do Curso Integrado de Teatro – 5ºD – incluindo um conjunto de atividades artísticas e culturais preparadas com os alunos e professores de diferentes turmas, tanto em sala de aula como em clubes e oficinas do nosso agrupamento, em resposta aos desafios lançados pela equipa PNA do agrupamento, responsável pela programação cultural de escola.
O INPUT para a criação artística deste espetáculo foram as cartas escritas à “Liberdade”, que os alunos de diferentes turmas do 3º ciclo do agrupamento compuseram na disciplina de Português, desafio lançado pelo artista residente Eduardo Dias.
A Turma do integrado de Teatro, trabalhou as cartas nas disciplinas técnicas do seu curso, realizando diferentes improvisações que foram a base para a criação do espetáculo apresentado.
Integrado no Teatro estiveram em cena:
– Cartazes de protesto do 25 de Abril, realizados pelas turmas do 8º ano da prof. Maria José Martins que serviram de cenário e adereço na performance da oficina de teatro;
– Coro de músicas de intervenção de Abril, interpretadas pelos alunos de Ed. Musical dos professores Manuel Pedrosa e João Silva;
– Poesia escrita e interpretada por alunas do 2° e 3º ciclo da escola Chora Barroso;
– Oficina de letras com “traços de Liberdade” que aliou dança, poesia e expressão plástica, da autoria da artista residente Rita Assis, realizada com alunos da escola Chora Barroso;
– Oficina de Teatro da ESAG, realizaram a performance de abertura “cartazes censurados” e a encenação “Era PROIBIDO”, da responsabilidade de Ana Rita Moutinho e Eduardo Dias.
A encenação, conceção estética e artística a cargo de Ana Rita Moutinho e Eduardo Dias, com apoio da equipa do PNA do agrupamento – Anabela Santos, Felisbela Morgado, Mª João Martins, Mª José Martins, Paula Nalha, Teresa Pereira e Teresa Freire. Apoio Técnico – Teatro Virgínia
Perante o que se viveu no dia da estreia, foi notória a emoção, a entrega e sobretudo, o trabalho de equipa.
Um momento de sagração à LIBERDADE conquistada e que nunca devemos dar como definitivamente adquirida.
Parabéns aos alunos, pequenos grandes artistas que nos dão A Esperança de um Futuro LIVRE.
Fotos: Ana Rita Moutinho, Anabela Santos e Elvira Sequeira