Clubes e ProjetosParlamento dos Jovens

FASE NACIONAL do Projeto Parlamento dos Jovens – 2024

Viver ABRIL na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa.

A mais desejada das fases realizou-se nos dias 27 e 28 de maio, no palácio de São Bento, casa da Assembleia da República. Contou com a presença de 135 jovens deputados, vindos de 66 diferentes escolas e 22 círculos eleitorais (os dezoito distritos, as duas regiões autónomas, um da Europa e outro de fora da Europa), e de vários — também jovens — jornalistas.

O trabalho começou com deputados divididos em quatro comissões, mentoradas e lideradas por deputados da Assembleia, onde se debateram os respetivos projetos de recomendação. Do debate resultaram de três a cinco medidas por comissão, para um total de 17 medidas, posteriormente reunidas num só documento. As sessões realizaram-se nas salas das comissões do palácio de São Bento. Já o dia seguinte iniciou com a sessão de abertura da sessão plenária, liderada pelo vice-presidente da Assembleia da República, e, também com a participação da Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Bolseiro Lopes e de outros deputados dos vários grupos parlamentares a que se seguiu um período de perguntas, por parte dos estudantes/deputados, aos respetivos deputados da Assembleia da República .

Posto isto, deu-se início ao debate e á redação do projeto final de recomendação, a apresentar à Assembleia da República. Os trabalhos foram presididos pela Mesa da Sessão Nacional, também previamente eleita. A sessão terminou com o hino nacional, orgulhosamente cantado na nobre casa da democracia.

Estão de parabéns os jovens alunos participantes a nível nacional e os do Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves em particular pela lição de cidadania civil e política.

O Parlamento de Jovens é uma ótima forma de aproximarmos dois grupos que parecem estar cada vez mais distantes: a política e os jovens. Que continue a ser dada voz aos jovens!

Os Alunos: Laura Cabral Tiago, Miguel Filipe Cruz e Miguel Dória.