O dia 10 de outubro foi o dia em que Torres Novas foi o anfitrião do evento “Dia das Bandeiras Verdes- Galardão Eco-Escolas”, que decorreu no interior e exterior do Palácio dos Desportos Helena Sentieiro. Coorganizado pela ABAAE e pelo Município de Torres Novas, o evento acolheu alunos e professores de Eco-Escolas provenientes de todo o país, que aqui se deslocaram para receber a sua Bandeira Verde, que lhes reconhece o trabalho em prol do ambiente e da sua preocupação com a sustentabilidade.
No ano transato, o Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves teve duas das suas escolas inscritas no Programa Eco-Escolas, a Escola 2,3 e Secundária Artur Gonçalves (ESAG) e a EB 2,3 Dr. António Chora Barroso, tendo ambas sido galardoadas com a Bandeira Verde, fruto do trabalho desenvolvido em cada escola.
Porque Torres Novas foi o concelho acolhedor do evento, as suas Eco-Escolas tiveram oportunidade de participar numa Eco-Mostra que esteve patente no Palácio dos Desportos Helena Sentieiro, tendo desta forma a ESAG e a Básica Dr. António Chora Barroso apresentado/exposto alguns dos trabalhos representativos dos desafios e atividades desenvolvidas no ano anterior em cada uma das escolas.
Em representação de cada uma das Eco-Escolas do Agrupamento estiveram comitivas constituídas por professores e alguns alunos de cada escola, que entusiasticamente participaram nas atividades programadas.
Foi um dia muito profícuo, de franco convívio e intercâmbio entre alunos e professores de diversos escalões etários e provenientes de todo o país, de aprendizagem, troca e partilha de saberes e soluções. Uma nota igualmente positiva para as entidades parceiras que estiveram presentes no evento, que igualmente contribuíram quer para o convívio entre os participantes, quer no incremento do conhecimento de soluções e promoção de atitudes mais ecológicas e de preservação da natureza.