No dia 29 de janeiro, entre as 14.40 e 16.10, ainda no seguimento das comemorações do MIBE (Mês Internacional das Bibliotecas Escolares), a biblioteca promoveu e organizou, na Escola Artur Gonçalves, a Tertúlia “Ligar Comunidades”.
Num contexto em que chegam ao nosso agrupamento alunos de diversos pontos do mundo, conhecermo-nos, através da nossa cultura e das nossas tradições, foi o objetivo da dinamização desta atividade. Sermos parte de um todo, que convive e partilha, estarmos incluídos, foram os princípios que orientaram este encontro em que estiveram presentes alunos convidados, de comunidades estrangeiras, nomeadamente, Angola, Moçambique e Brasil.
O convite tinha sido lançado aos alunos pela Biblioteca Escolar e aceitou-o um grupo que, simpática e descontraidamente, foi partilhando algo identitário da sua cultura, como uma leitura ou uma tradição. O convívio contou também com a presença da Associação de Estudantes e dos “Voluntários da Leitura”, que leram lendas associadas a Torres Novas e arredores, uma forma de manter a tradição oral viva e particularmente interessante na transmissão de conhecimentos sobre as localidades. Contámos ainda com a colaboração de um aluno do 12º A, que animou os presentes com vários momentos musicais. Por fim, foi dado a provar o famoso “Bolo e Cabeça”, oriundo da aldeia Lapas, bem como explicado o simbolismo associado a esta iguaria.
Efetivamente, foi um momento prazeroso de convívio, onde se pôs em evidência a necessidade de sermos participativos na comunidade escolar, transformando a Cultura e a Arte, que nos definem e distinguem, em elementos unificadores e geradores de mútuo respeito.