No âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e de Teatro, integrado no Plano Cultural de Escola, os alunos do 9ºG e do 9ºI, da Escola Chora Barroso, deslocaram-se, no dia 21 de janeiro, ao Núcleo de Arqueologia do Museu de Torres Novas e ao Teatro Virgínia.
No Núcleo de Arqueologia – Cerca da Vila, inaugurado no dia 8 de julho de 2024, visitaram a primeira exposição temporária que nos fala da investigação que se desenvolve há já alguns anos, na nascente do rio Almonda, um sítio singular para o estudo da Pré-História.
Os alunos puderam conhecer mais sobre os tesouros escondidos na Serra d’Aire, a evolução do ser humano e os utensílios utilizados para a caça. Aprenderam sobre a cadeia alimentar dos animais, o desenvolvimento da arte e como as comunidades viviam em sociedade, com destaque para as loiças, armas e pinturas da época. Um dos momentos mais marcantes da visita foi a observação do fóssil humano mais antigo de Portugal e a possibilidade de conhecer uma réplica do crânio de Lucy, um primata, que é um importante marco na história
da evolução humana.
No Teatro Virgínia, um dos mais emblemáticos espaços culturais da região, ouviram as explicações do artista residente do Agrupamento, Eduardo Dias, sobre a história desta sala de espetáculos e a origem do seu nome. A visita iniciou-se no átrio do teatro (foyer) e continuou depois na plateia, no palco e mesmo nos camarins. Os alunos tiveram oportunidade de conhecer todos os elementos e espaços importantes numa apresentação artística. Os técnicos de som e luz (sonoplasta e luminotécnico) explicaram como operavam com todo o material de última geração, necessário para a implementação de um espetáculo. Os alunos aprenderam ainda o ritual usado pelos atores antes de entrarem em palco.
A opinião de todos os participantes foi unânime: a visita foi enriquecedora e proporcionou aos alunos uma compreensão mais profunda das matérias abordadas, através de experiências práticas e educativas. Contribuiu para a ampliação do conhecimento sobre o teatro e a evolução do ser humano! O Teatro e a Ciência têm, realmente, um papel importante na cultura e na compreensão da sociedade.
As turma do 9ºG e 9ºI da EACB
Inspirados nesta visita, as alunas Inês Domingos, Helena Ngoma e Matilde Gonçalves do 9ºG criaram o poema Riachos no Concelho
Uma turma bem composta
Em terra torrejana
Vem lá de Riachos
Freguesia lusitana.
Que teatro mais famoso!
Aqui havemos de voltar,
Havemos de vir ver os atores
Neste palco a atuar.
Viram ossos humanos,
Lanças, facas e jarros
Viram a jovem e distante história
E admiraram os antepassados.
Partiram de manhã
Para os pontos culturais,
Iriam visitar o Virgínia
E o Museu dos fósseis e minerais.
Mais altos sem altura
Para o Museu pelo passeio
Lá ia a turma do 9ºG
Pelas ruas do concelho.
Obrigada, Torres Novas,
Pelo saber partilhado;
De vocês Riachos leva
Um pedaço do passado!
Lá no Teatro, sem atuar,
Viram o palco dos atores,
Ouviram histórias espantosas
E repararam nos grandes bastidores.
No Museu, aí sim,
Viram as ruas do passado
As imagens da pré-história
E esqueletos conservados.
Conheceram a bela Virgínia,
Embora sem o seu toque,
Mulher jovem e forte
Que elevou a terra Norte.
Ossos e carcaças
Que muito transmitiam
Lobos, leões e cães
Que antes lá viviam






