A Escola Básica Dr. António Chora Barroso e o Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves viveram, hoje, dia 6 de maio, um dia especial com o lançamento nacional do livro “Contrarrelógio”, da autora Maria Francisca Macedo, num evento que aliou a leitura, a música, o teatro e a ciência de forma original e envolvente, numa articulação com o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE).
A sessão decorreu no auditório da escola e contou com a presença da autora, da ilustradora e da representante da Editora Penguin. Estiveram também presentes o diretor e subdiretor do agrupamento de escolas professores Carlos Ferreira e Acácio Neto, o vereador da educação, professor Joaquim Cabral, a vereadora da cultura, prof. Elvira Sequeira, as professoras bibliotecárias do agrupamento, a coordenadora de estabelecimento do Centro Escolar de Riachos, entre outras entidades e parceiros. A sessão contou, ainda, com a presença da turma do 4ºRJ, do Centro Escolar de Riachos
Foram vários os momentos marcantes deste evento.
Os alunos do quinto ano e da oficina de música protagonizaram uma atuação musical dedicada à Hidroponia, uma técnica agrícola sustentável que dispensa o uso de solo, com música de Colbie Caillat e letra da prof. Marta Presume.
Seguiu-se a participação de um grupo de alunos da Sala Ciência Viva que demonstraram, com grande entusiamo, o que é a Hidroponia e como desenvolvem esta prática nesta sala e na estufa.
Por último, e antes da sessão de autógrafos, os alunos do 9H, na componente artística de Teatro, orientados pela professora Ana Rita Moutinho, prepararam alguns trechos encenados dos primeiros capítulos do livro “Contrarrelógio” como forma de aguçar a curiosidade relativamente às aventuras hidropónicas que envolvem a Catarina, o Chico , o Carlos e a Carbono.
O livro “Contrarrelógio” está agora disponível e promete ser uma leitura que desafia o pensamento, estimula a criatividade e a consciência ambiental.
Os alunos mostraram-se muito empenhados, participando de forma entusiástica e assertiva ao longo de todo o evento, que foi também transmitido em streaming para as salas de aula do 2ºciclo.
Esta iniciativa demonstrou a interdisciplinaridade, unindo a leitura, a arte, a ciência, a cidadania e o ambiente.








































