Plano Nacional das Artes

Intervenção artística no Centro Escolar de Riachos

Os alunos das três turmas do jardim de infância, foram explorando exercícios e jogos, partindo da relação com o corpo, a voz, e da relação com os outros. Realizadas num átrio com muito espaço, as crianças foram aprendendo ao longo das aulas, a ocupar e preencher devidamente o espaço à sua volta, equilibrando-o. Todos os sentidos foram explorados, quer fosse através de sentir texturas de diferentes tecidos, ouvir ritmos e responder com o corpo, desenhar, aquecer a voz, caminhar em câmera lenta. As propostas variam entre exploração individual e partilha entre colegas.

Com as oito turmas do 1º ciclo, a intervenção foi adaptada às idades, sendo o principal objetivo, estimular a criatividade dos alunos. Desde jogos e exercícios, a improvisações, todas as propostas requerem concentração, silêncio e trabalho de equipa.

A partir de histórias inventadas por eles, de modo a fazer uso da criatividade, realizavam-se improvisações. A partir delas, percebeu-se a noção de palco, o papel do público e a postura ao apresentar algo. Com os exercícios, os alunos foram percebendo a importância da escuta e do trabalho em equipa, para chegar mais longe.