Documentos Estruturantes
Projeto de Intervenção do Diretor 2022/2026
O Projeto de Intervenção do Diretor é apresentado no âmbito do procedimento concursal prévio à eleição do Diretor e serve de base para os documentos orientadores do Agrupamento, nomeadamente: o Projeto Educativo, o Plano Anual de Atividades, o Regulamento Interno e o Plano de Formação.
Projeto Educativo
O Projeto Educativo é o documento de planeamento institucional e estratégico do Agrupamento, no qual se explicitam as metas e as estratégias segundo as quais o agrupamento se propõe cumprir a sua função educativa.
Projeto Curricular de Agrupamento
O Projeto Curricular de Agrupamento decorre dos princípios definidos no Projeto Educativo e das sucessivas avaliações internas e externas. É constituído pela oferta educativa do Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves e pelos procedimentos a ter em conta na sua implementação.
- Projeto Curricular de Agrupamento 2020/2021
- Projeto Curricular de Agrupamento 2021/2022
- Projeto Curricular de Agrupamento 2022/2023
- Projeto Curricular de Agrupamento 2023/2024
–
Critérios de Avaliação
Os Critérios Gerais de Avaliação estão estruturados em quatro domínios de aprendizagem que se relacionam com o conhecimento, a informação e comunicação, a capacidade de pensar estrategicamente para resolver problemas de forma eficaz e o saber ser que visa o desenvolvimento de competências pessoais e interrelacionais.
–
Os Critérios Específicos de Avaliação são definidos em reunião de departamento a partir dos critérios gerais, numa perspetiva de maior flexibilidade e num processo contínuo de intervenção pedagógica.
Critérios Específicos de Avaliação – Dep. do 1º ciclo
–
Critérios Específicos de Avaliação – Dep. de Matemática, Informática e Ciências Naturais
- Tecnologias da Informação e Comunicação – 2º e 3º ciclo
- Aplicações Informáticas – Secundário
- Matemática – 2º ciclo
- Matemática – 3º ciclo
- Matemática – Secundário
- Ciências Naturais – 2º ciclo
- Cidadania Digital e Cidadania e Desenvolvimento
–
Critérios Específicos de Avaliação – Dep. de Ciências Experimentais
- Ciências Naturais e Física e Química – 7º, 8º e 9º anos
- Biologia e Geologia – 10º e 11º anos
- Físico-Química A – 10ºano
- Físico-Química – 11 ª ano
- Biologia e Química – 12º ano
–
Critérios Específicos de Avaliação – Dep. de Línguas/ Português
–
Critérios Específicos de Avaliação – Dep. de Línguas Estrangeiras
- Inglês – 5º ano
- Inglês – 6º ano
- Inglês – 8º ano
- Inglês – Secundário
- Inglês e Espanhol – 7º ano
- Inglês e Espanhol – 9º ano
- Espanhol – 10º ano
- Espanhol – 11º ano
- Inglês e Espanhol – 10º ano (Profissional)
- Inglês e Espanhol – 11º ano (Profissional)
- Inglês e Espanhol – 12º ano (Profissional)
–
Critérios Específicos de Avaliação – Dep. de Educação Artística
- Complemento Educação Artística: Artes Plásticas
- Complemento Educação Artística: Teatro
- Educação Musical – 2º ciclo
- Educação Musical – 3º ciclo
- Educação Visual – 2º ciclo
- Educação Visual – 3º ciclo
- Geometria Descritiva A
- Design Comunicação e Meios Audiovisuais
- Projeto e Produção Multimédia
- TecniArte – 2º ciclo
–
Critérios Específicos de Avaliação – Dep. de Educação Física
–
Critérios Específicos de Avaliação – Dep. de Ciências Sociais e Humanas
- História e Geografia de Portugal
- Ciências Sociais e Humanas – 3º ciclo
- Ciências Sociais e Humanas – Secundário
–
Critérios Específicos de Avaliação – Dep. de Educação Especial
Projeto de Intervenção nos Domínios do Ensino e da Avaliação
O Projeto de Intervenção nos Domínios do Ensino e da Avaliação (MAIA) resulta da reflexão conjunta de sete docentes, em resultado da sua participação na oficina de formação “Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica: Projetos de Intervenção nos Domínios do Ensino e da Avaliação”, pretendendo-se que seja um coadjuvante à implementação, com sucesso, do Plano de Inovação do Agrupamento.
Projeto Quokka
O Projeto Quokka é um projeto de mediação e intervenção para o bem-estar e sucesso escolar no pré-escolar e no 1.º ciclo.
Com este projeto propõe-se a implementação de duas medidas em paralelo ao nível da mediação, prevenção e intervenção, baseados em evidência/investigação na área da aprendizagem, comportamento e desenvolvimento socioemocional dos alunos.
Regulamentos
Regulamento Interno
O Regulamento Interno e anexos definem as orientações, princípios e regras de organização do Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves.
Regulamento dos Cursos Profissionais
O Regulamento dos Cursos Profissionais define a organização, desenvolvimento e acompanhamento dos Cursos Profissionais.
Os Cursos Profissionais constituem uma modalidade de formação de nível secundário, com uma forte ligação ao mundo do trabalho. Visam proporcionar aos alunos uma formação profissional inicial e aprendizagens diversificadas, de acordo com os seus interesses, com vista ao prosseguimento de estudos e ou à inserção no mercado do trabalho, procurando, através dos conhecimentos, capacidades e atitudes trabalhados nas diferentes componentes de formação, alcançar as áreas de competências constantes do Perfil dos Alunos à Saída Escolaridade Obrigatória.
Regulamento do Apoio Tutorial Específico
A implementação de tutorias visa o acompanhamento dos alunos com vista à melhoria das aprendizagens e ao desenvolvimento das suas competências pessoais e sociais. O apoio tutorial reporta-se a uma dinâmica colaborativa em que intervêm alunos, encarregados de educação, docentes, EMAEI, SPO e outros elementos da comunidade educativa.
Planos
Plano de Inovação
O Plano de Inovação do Agrupamento Artur Gonçalves, elaborado em conformidade com a Portaria n.º 181/2019, de 11 de junho, consagra a orientação educativa do Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves, procura constituir-se como um plano curricular abrangente e diversificado que utiliza de forma sustentada, articulada e planeada os recursos existentes e as potencialidades locais, valorizando os processos e não só os resultados.
Plano de Recuperação de Aprendizagens – 2021/23 Escola +
O Plano 21I23 Escola+ é um programa do Ministério da Educação com o objetivo de promover a recuperação das aprendizagens dos alunos dos ensinos básico (desde o pré-escolar) e secundário – incluindo o ensino profissional – prejudicadas pelas medidas de combate à pandemia de COVID-19, procurando garantir que ninguém fica para trás.
Plano Anual de Atividades do Agrupamento
O Plano Anual de Atividades constitui-se como o documento orientador da atividade escolar do Agrupamento Artur Gonçalves ao longo de um ano letivo. No plano está delineada uma estratégia de melhoria com vista a proporcionar a todos os alunos um percurso educativo de sucesso, que permita o desenvolvimento pleno das suas capacidades.
- Plano Anual de Atividades 2020/2021
- Plano Anual de Atividades 2021/2022
- Plano Anual de Atividades 2022/2023
- Plano Anual de Atividades 2023/2024
- Ficha de planificação das atividades/visitas de estudo
Plano de melhoria 2023_25
O Plano de Melhoria é elaborado na sequência do processo de autoavaliação implementado pelo Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves durante o biénio de 2021/22 e 2022/23 e do qual resultou este relatório caracterizador do estado de desenvolvimento desta organização educativa quanto aos constrangimentos e às áreas de melhoria a implementar.
Plano de Formação
O Plano de Formação que se apresenta tem como objetivo principal preencher as necessidades de formação do pessoal docente e não docente do Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves. As ações de formação a implementar estão definidas no Plano de Inovação (2023/2026) e operacionalizadas no Projeto Curricular de Agrupamento.
Plano Cultural de Escola
O Plano Cultural de Escola tem como objetivos proporcionar à comunidade escolar do agrupamento, o conhecimento do património local e a criação de hábitos de fruição da oferta cultural existente no território de vizinhança ou de outros acessíveis virtualmente.
- Plano Cultural de Escola 2020/2021
- Plano Cultural de Escola 2021/2022
- Plano Cultural de Escola 2022/2023
Plano Estratégico para a Educação Inclusiva
O Plano Estratégico para a Educação Inclusiva é um documento estratégico que faz referência às mudanças orgânicas e funcionais e, com mais detalhe, à organização dos recursos específicos de apoio à aprendizagem e inclusão para responder às exigências de implementação do Decreto-Lei 54/2018.
Plano de Mentoria
O Plano de Mentoria do Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves identifica “… os alunos que se disponibilizam para apoiar os seus pares, acompanhando-os, designadamente, no desenvolvimento das aprendizagens, esclarecimento de dúvidas, na integração escolar, na preparação para os momentos de avaliação e em outras atividades conducentes à melhoria dos resultados escolares”.
Plano Estratégico de Prevenção e Combate à Indisciplina
O Plano Estratégico de Prevenção e Combate à Indisciplina (PEPCI) pretende dar uma resposta adequada aos problemas de indisciplina do Agrupamento, identificado como um problema com peso significativo no insucesso escolar e nos fracos resultados obtidos por muitos alunos. O PEPCI está enquadrado no Projeto Educativo do Agrupamento e respeita o Regulamento Interno assim como o Estatuto do Aluno e Ética Escolar, previsto na Lei nº51/2012, de 5 de setembro.
Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola
O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) é um documento estruturante, que pretende contribuir para uma efetiva integração das tecnologias digitais no Agrupamento, potenciando uma aprendizagem ao longo da vida, o desenvolvimento profissional dos docentes, bem como para uma educação e formação inclusivas de elevada qualidade para todos.
Plano de Ensino a Distância
O Plano para o Ensino à Distância do Agrupamento Artur Gonçalves (E@D) constitui-se como um documento de apoio aos professores no processo de planificação do trabalho com os alunos.
Pretende-se que, para os alunos a quem seja necessário implementar outra modalidade de ensino que não seja a presencial, seja dada continuidade ao processo de desenvolvimento das práticas de ensino e de aprendizagem no respeito pelos objetivos estabelecidos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e das Aprendizagens Essenciais estabelecidas para cada disciplina/ano.
Plano de Atividades do Centro de Ocupação Juvenil
O Centro de Ocupação Juvenil (COJ) é um espaço que, animado pedagogicamente pelo Centro de Bem Estar Social da Zona Alta, funciona na Escola Básica e Secundária Artur Gonçalves em Torres Novas. Situa-se no Pavilhão Amarelo e assume como propósito a oferta de atividades de ocupação de tempos livres para a população escolar.
O COJ trabalha anualmente com 145 jovens que se integram nas atividades que são disponibilizadas.