AgrupamentoCentro Escolar Meia ViaEscola António Chora BarrosoEscola Artur Gonçalves

“A TERRA TREME” – Simulacro de Terramoto

Decorreu no dia 5 de novembro, na Escola Básica e Secundária Artur Gonçalves, um simulacro de terramoto, Exercício Distrital “A TERRA TREME”.

A atividade teve início às 11h05, com professores, auxiliares e alunos, a procederem à execução dos 3 principais gestos de autoproteção: “BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR”, seguindo-se a evacoação dos edificios e a concentração no ponto de encontro.

Os alunos do 9ºB da disciplina de Teatro participaram na dinamização desta atividade através da criação de um cenário de Terramoto no pavilhão cinzento, interpretando personagens de vítimas soterradas e gravemente feridas. Esta atividade foi realizada em estreita articulação com a ANEPC, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, com o objetivo de testar o Plano de Emergência e a resposta de todos os agentes envolvidos e dos meios de socorro. Salienta-se a forma pronta e empenhada com que o grupo abraçou este desfio, trabalhando em equipa em prol de um bem comum.

A realização do simulacro contou com a presença do Serviço Municipal de Proteção Civil de Torres Novas, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, Guarda Nacional Republicana (GNR), Polícia de Segurança Pública (PSP) e Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Segundo dados da Proteção Civil, foram mais de 1000 pessoas envolvidas e a evacuação de toda a escola realizou-se em 4 minutos e 10 segundos.

Embora restringida à sala de aula, esta medida preventiva foi igualmente assinalada em todas as restantes escolas do agrupamento.