AgrupamentoEscola António Chora BarrosoEscola Artur GonçalvesEventos e AtividadesPlano Nacional das Artes

O Que Nos(me) Move? Apresentação das Artistas Residentes – PNA

No dia 14 de outubro, na escola sede do Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves e no dia 15 na escola Chora Barroso foram apresentadas à Comunidade Educativa as duas artistas residentes: Diana Gameiro e Rita Assis., que este ano letivo irão trabalhar nas escolas do agrupamento contribuindo para a implementação do Plano Nacional das Artes.

Previamente, entre 12 e 15 de outubro, os alunos foram sendo provocados e despertos para o acontecimento de uma forma enigmática, através da criação de diversas instalações artísticas, espalhadas pelas Escolas. Sob o lema “O que me (nos) move?” os alunos foram convidados a responder a este desafio. Com as respostas obtidas foi possível criar performances no Teatro, na Dança e nas Artes Plásticas, a que os discentes assistiram. 

Tudo isto culminou num momento artístico que cativou e sensibilizou os nossos alunos para o mundo das artes em que as três linguagens artísticas convergiram: a Dança, pela Artista Residente Rita Assis, o Teatro pela Professora da disciplina de Teatro e Coordenadora do PNA, Ana Rita Moutinho e as Artes Plásticas através da Artista Residente Diana Gameiro.   

Entre os nossos convidados destacaram-se Maria João Bravo, Coordenadora Nacional do Plano Nacional das Artes, Joana Carreira em representação do nosso parceiro Museu Nacional Carlos Reis, Mafalda Borralho, em representação do Museu Agrícola de Riachos e o Presidente da Junta de Freguesia de Riachos António Júlio Pereira Jorge.