Escola António Chora BarrosoEventos e Atividades

30º Aniversário da Escola E.B. 2,3 Dr. António Chora Barroso

No dia 24 de maio 2022, assinalou-se a comemoração do 30º aniversário da Escola E.B. 2,3 Dr. António Chora Barroso. Pelas 10 horas da manhã iniciou-se a receção das entidades oficiais e de alguns convidados. Procedeu-se, em seguida, ao descerrar da placa comemorativa pelo Sr. Diretor, prof. Acácio Neto e pelo Vice-presidente do Município. Prof. Luís Silva. Esta cerimónia contou com a apresentação de dois alunos do 9ºF, Joana Ludovino e Rodrigo Almeida que acompanharam o desenvolvimento de todas as atividades.

Pelas 10:30, iniciou-se a sessão solene. Os primeiros momentos foram acompanhados por uma breves palavras proferidas pelo sr. Diretor e pelo vice-presidente do Município. No decorrer da cerimónia, José Manuel Martins, representante do Núcleo de Estudo do Museu Agrícola (NESTMAR), apresentou algumas facetas da vida do patrono, António Chora Barroso, enquanto “professor, mestre, investigador, escritor, dinamizador social”.  As alunas Laura Antunes (5G); Leonor Martins (6F); Carmo Triães (7E), Lara Sousa (8E) e Leonor Seguro (9F) leram o poema escrito pelo patrono da escola, intitulado a “A velha árvore da minha infância”.

Nesta sessão solene foi também feita uma sentida homenagem pela coordenadora de estabelecimento, prof. Maria João Martins, ao professor António Afonso Contente, falecido em maio de 2020, professor nesta escola desde a sua abertura e figura importante ao longo de toda a história da escola.

Por volta das 11:30 começou a com a atuação das alunas da oficina de dança da ESAG, sob a orientação da artista residente Rita Assis. Seguiu-se uma dramatização do poema Bonita, de Pedro Barroso, pelos alunos de Teatro, do 9ºG, Laura Feijão, Alexandre Sousa, Francisco Graça, Lara Raimundo, Letícia Pereira e André Simões, orientados pela professora Ana Rita Moutinho. Este apontamento artístico encerrou com a atuação de Nuno Barroso, neto do patrono da escola, que brindou os presentes com alguns temas do seu reportório. Por último, cantaram-se os parabéns à escola, acompanhados por uma solta de pombos pela Sociedade Columbófila de Riachos. Para marcar este dia foram distribuídos, a todos os presentes, marcadores de livros. Não faltou o tradicional bolo de aniversário que era composta por queques individuais cobertos de chocolate branco e negro.

Foi um dia memorável para todos os que nele participaram!