Eventos e AtividadesPlano Nacional das Artes

A “Influência Subliminar” dos alunos do 10ºC no Museu Municipal

No âmbito do Projeto Cultural de Escola – Plano Nacional das Artes – os alunos da turma 10ºC realizaram a oficina Influência Subliminar do artista Micael Ferreira, no Museu Municipal Carlos Reis.

O grupo foi provocado «a iniciar novas práticas artísticas, num encontro entre o naturalismo de Carlos Reis e as novas expressões gráficas, num prolongamento do corpo para o traço, uma experiência contemporânea em contexto museológico. »

Aqui fica o relato desta experiência artística pela voz dos alunos que a vivenciaram.

“Dia 9 de dezembro fomos convidados a participar numa oficina de teatro no Museu Carlos Reis. Fomos de certo modo “desconfiados” já que não costuma ser uma área do nosso interesse e onde nos sintamos à vontade.

Numa primeira fase estávamos retraídos/ inibidos mas lá fomos ficando mais à vontade à medida que íamos realizando as tarefas que nos propunham. Passamos gradualmente para um ambiente de descontração e de alguma liberdade para fazer e agir. As atividades foram – se tornando interessantes, permitindo o riso a proximidade a concentração e a interação entre todos. Reconhecemos que se gerou um ambiente interessante onde usamos diversos materiais que pudemos usar livremente para dar aso à nossa criatividade, exteriorizando o que estávamos a sentir, traduzindo-se numa curiosa experiencia estética.

O grupo turma considerou a atividade “fora da caixa” o que  agradou a todos, de tal modo que gostaríamos de repetir algo no género.

Consideramos interessante o facto da atividade ter sido no Museu, onde supostamente se vai apreciar pinturas, esculturas e objetos históricos, permitindo desmistificar a ideia de que os museus são lugares “chatos” onde se veem “coisas antigas.””

Foi uma aula diferente!

Obrigada pelo convite.

Os alunos do 10º C