Escola António Chora BarrosoEventos e Atividades

Aventuras em Lisboa!

No âmbito da Articulação Curricular entre as disciplinas de Português, História e Geografia de Portugal e Matemática, as turmas do 6º ano, da Escola Chora Barroso, realizaram uma visita de estudo a Lisboa no dia 20 de janeiro. Foi um dia repleto de aventuras e emoções…

O dia começou logo pela 10h 45m com a visita ao Museu do Dinheiro. Aqui, os alunos tiveram a oportunidade de viajar e conhecer a História de Portugal e de outros países contada a partir das notas e das moedas expostas. Simularam, ainda, virtualmente, a prática de comércio entre os povos, antes de ter sido inventado o uso da moeda. O momento que mereceu especial entusiasmo, foi quando  tocaram com a mão numa barra de ouro verdadeira….

Terminada a visita ao museu, era tempo de almoçar, pois a vontade de comer da pequenada já se fazia sentir.  Almoçamos nas instalações da Academia Militar, na Quinta da Bemposta. Depois de recuperadas as forças, a aventura continuou neste palácio  com a participação de todos num Peddy Paper. Depois de muita azáfama em procurar as respostas, mereceram especial curiosidade, interesse e entusiasmo as atividades que decorreram na biblioteca da Academia. 

 O dia já ia longo e a fadiga começava a manifestar-se, mas ainda houve energia e vontade para mais uma aventura, agora no Palácio de S. Bento. Aqui puderam conhecer a História do Palácio, desde a sua fundação até aos nossos dias. Para além de todos os lugares visitados neste Palácio, o entusiasmo e admiração dos alunos foi geral ao entrarem no hemiciclo e sentarem-se nos lugares dos Senhores Deputados. Sentiram-se” investidos de plenos poderes” e, por um minuto, representantes do povo português. Durante alguns minutos, cada um deu aso à sua imaginação e pensou nas leis que poderia propor…

O dia já ia longo, no entanto, durante a viagem de regresso, continuou a alegria e boa disposição, até ao momento em que cada aluno começou a contar ao respetivo encarregado de educação as “aventuras” por que tinha passado.

O dia há muito que tinha terminado. Professores e alunos sentiam-se cansados, mas felizes e mais enriquecidos, por terem vivido estes momentos em  conjunto.