AgrupamentoEventos e AtividadesPlano Nacional das Artes

Semana Cultural 2023

Na semana de 31 de março a 5 de abril, vai falar-se bastante de ARTE E CULTURA no Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves (AEsAG) com o programa – Semana Cultural, no âmbito do Plano Nacional das Artes e do seu Plano Cultural de Escola. 

Desde 2019 que somos escola piloto no Plano Nacional das Artes (PNA) o que constitui uma motivação acrescida para fazer mais e melhor no âmbito artístico.  

Nesta terceira semana cultural, continuamos focados no propósito de proporcionar aos alunos o contacto com a Arte e os seus interlocutores, o conhecimento e acesso a outras linguagens artísticas é essencial para a formação integral do aluno. O tema Reinventar Tradições recorda-nos a importância de conhecer e preservar o património local dando-lhe uma interpretação contemporânea.

Apostámos em propostas que levem os alunos fora de portas, explorando experiências artísticas em diferentes contextos da nossa comunidade. Consideramos fundamental criar laços entre os alunos e o seu património material e imaterial.  

No programa da Semana Cultural, contamos com artistas plásticos e performativos, atores, encenadores, escritores e músicos que vão falar do seu trabalho e conversar com os alunos. Mais uma vez, foi essencial a colaboração dos nossos parceiros. 

Programa disponível em https://express.adobe.com/page/I2uh9HDGb4QdN/

Uma das atividades do programa, faz parte da programação da Bienal Cultura e Educação 2023 que decorre por todo o país de 1 de março a 30 de junho de 2023. Esta é uma medida integrada no Plano Nacional das Artes que terá cariz nacional e será dirigida à infância e juventude. 

Esperamos que estas atividades proporcionem bons momentos de fruição e de construção de saber. 

Desejamos a toda a comunidade educativa uma ótima semana com Cultura e Arte. 

A Coordenadora do PNA do AEsAG
Ana Rita Moutinho