Escola Artur GonçalvesEventos e Atividades

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA DIVERSIDADE CULTURAL

O Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento celebra-se no dia 21 de maio, comemorando não apenas a riqueza das culturas do mundo, mas também o papel essencial do diálogo intercultural para alcançar a paz e o desenvolvimento sustentável.
“Neste Dia, a UNESCO convida todos a celebrar a diversidade cultural, através da qual poderemos construir a solidariedade intelectual e moral da humanidade.”
Nesta perspetiva, as turmas de 8º ano desenvolveram o projeto “A Diversidade Cultural”, onde os alunos foram consciencializados que a cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço. Esta diversidade manifesta-se na originalidade e na pluralidade de identidades que caracterizam os grupos e as sociedades que compõem a humanidade. Fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade, a diversidade cultural é, para o género humano, tão necessária como a diversidade biológica para a natureza. Neste sentido, constitui o património comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras.
Os trabalhos do projeto integram uma exposição na Galeria da ESAG, designada “A CULTURA DO MUNDO” que decorre entre os dias 15 e 24 de maio, que incluí as maquetes ilustrativas das diferentes caraterísticas do tipo de cultura em estudo por cada grupo de trabalho.


Mª José Pinto Saraiva | Professora Responsável pelo Projeto|