Bibliotecas EscolaresEscola Artur GonçalvesEventos e Atividades

Voluntários de Leitura – Projeto Semear Leitur@s_Colher Cidadãos

Durante o ano letivo, a partir de dezembro, um grupo de cinco alunas, estiveram ativas no Agrupamento, dinamizando atividades centradas na Leitura, mas que resultaram facilmente em momentos aprazíveis de convívio, em que a partilha de vivências, experiências e saberes esteve bem presente.

Contactando com públicos-alvo diversos, foi evidente o seu crescimento como alunas e cidadãs interventivas na comunidade, uma vez que foram sempre responsáveis pela escolha das leituras bem como pela organização das atividades e de todo o material envolvido, criado ou a criar pelos destinatários. Cumprindo o objetivo deste grupo, foram promovidas a sua autonomia, a sua criatividade e a sua capacidade de trabalhar em grupo e de contactar oralmente com um público. Em relação ao momento em que intervieram, com forte espírito de voluntariado, optaram essencialmente por períodos de pausa letiva, devido à exigência das suas responsabilidades escolares, tendo sido muito gratificante acompanhá-las e orientá-las.

Assim, o seu universo de ação resultou na concretização das seguintes atividades: leitura expressiva e criação de trabalhos manuais alusivos ao Natal, motivados pelo livro A dieta do Pai Natal, de  Fabrice Lelarge, junto dos alunos do JI e 1ºCiclo que estavam em ATL na Escola Santa Maria e no Centro Escolar da Meia Via; dinamização da tertúlia “À volta de Ondjaki”, com as turmas do 8º ano da ESAG, na Semana da Leitura/Semana Cultural do Agrupamento, com base nos contos de Os da minha rua, trabalhados nas aulas de Português; leitura de contos tradicionais portugueses e jogo de provérbios, com os idosos do Centro de Dia do CBESZA e da Lar da Santa Casa da Misericórdia, em Torres Novas. Curiosamente, neste contexto, foram os idosos quem mais tinha para lhes ensinar e as voluntárias saíram muito enriquecidas com toda a sabedoria popular, avidamente partilhada por muitos.

A finalizar, destaca-se a satisfação das jovens no contacto com as crianças e idosos, sobressaindo um sorriso e um brilho no olhar que foram capazes de tornar contagioso, resultando numa presença muito apreciada e desejada por todos.