AgrupamentoBibliotecas EscolaresCentro Escolar Meia ViaClubes Ciência VivaClubes e ProjetosEscola António Chora BarrosoEventos e Atividades

À descoberta do “Clube dos Cientistas” de Maria Francisca Macedo

No âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), as professoras bibliotecárias desenvolveram uma sessão no Centro Escolar de Meia Via, para as turmas do 4º ano de escolaridade, em articulação com o Clube de Ciência Viva – Crescer em Ciências, sediado na escola Chora Barroso. O objetivo era dar a conhecer a coleção “O Clube dos Cientistas” e a sua autora, a escritora Maria Francisca Macedo. 

Com as professoras bibliotecárias, os alunos começaram por saber mais sobre a autora e foram desafiados a formular perguntas que poderia ser interessante fazer-lhe para a conhecer melhor. Falou-se depois sobre os três irmãos que gostam de Ciência e sobre a forma como os livros estão organizados, o que permite aos leitores replicar as experiências da história.

Seguidamente, os alunos foram recebidos pelas professoras do Clube de Ciência Viva, que os guiaram por um conjunto de diferentes experiências: o sapo comilão; mensagem secreta; coluna de espuma; constrói os teus cristais; encher um balão sem soprar; chuva de cores e um mundo  pequenino (microscópio). Levaram-nos, ainda, a refletir sobre a quantidade exagerada de açúcar que ingerem na atividade “Que açúcar comemos?”

Os alunos participaram com grande entusiasmo nas atividades e ficaram motivados para a vinda da autora.

Clube dos Cientistas de Bibliotecas Agrupamento Artur Gonçalves