Escola António Chora BarrosoEventos e AtividadesPlano Nacional das Artes

Exposição “Mulheres, Paz, Liberdade”, no átrio principal da Escola Chora Barroso

No âmbito do 130º aniversário de nascimento de Maria Lamas, em articulação com o  Museu Municipal Carlos Reis, esteve patente no átrio principal da nossa escola, entre os dias 1 e 27 de outubro,  uma exposição alusiva à Vida e Obra de Maria Lamas  denominada MULHERES, PAZ, LIBERDADE. MARIA LAMAS. Através desta exposição  os alunos ficaram a conhecer as lutas, as causas e a ação cívica e política desta extraordinária mulher, desde os  anos 20 até   ao 25 de Abril de 1974.  

 No dia 23 de outubro, segunda-feira,  pelas 9.00h, decorreu no Auditório escolar uma sessão sobre o tema “Quem é Maria Lamas?. A sessão contou com a presença da sua neta, Maria d’Aires Caeiro e de Ana Sofia Ligeiro, como representante do Museu Municipal. Nesta sessão estiveram presentes as turmas do 7ºG e 9ºH, que questionaram Maria d’Aires, neta de Maria Lamas, sobre a vida quotidiana e a obra da sua avó.  As questões apresentadas pelas turmas foram elaboradas, durante as aulas de Português, no  7G , enquanto no 9ºH surgiram no âmbito  de uma atividade de articulação entre as disciplinas de Português e História. Antes do início da sessão, o grupo de alunos da Oficina de Dança apresentou uma coreografia alusiva ao tema Mulheres, Liberdade e Paz. Ao longo de toda a sessão, os participantes mostraram-se muito interessados e participativos.

Os nossos agradecimentos  a toda a equipa parceira e uma  muito obrigada a Maria d’Aires pela sua presença e disponibilidade.