Escola António Chora BarrosoEventos e AtividadesPlano Nacional das Artes

Reinventar Carlos Reis – Proj. DAC 9ºG

A turma 9ºG da escola EB 2,3 Dr António Chora Barroso de Riachos, passou a manhã do dia 21 de dezembro no Museu Municipal Carlos Reis. No âmbito do projeto DAC (Domínio de Autonomia Curricular) da turma, desenvolveu-se a atividade Reinventar Carlos Reis, uma parceria entre o serviço educativo do Museu e os professores das disciplinas de Teatro, História e Educação Visual.

Durante toda a manhã, os alunos conheceram a pintura do artista torrejano Carlos Reis, numa visita/oficina que os surpreendeu pelo carácter prático em que foi desenvolvido. Foi dado aos alunos todo o protagonismo recorrendo a estratégias que passaram pelo uso do telemóvel, pela dramatização e pela descoberta de objetos do espólio museológicos associados às temáticas abordadas nas obras do artista. Os conteúdos das diferentes áreas disciplinares foram sendo introduzidas pelos docentes e pela mediadora à medida que as atividades foram desenvolvidas.

Este projeto constitui um exemplo de como podemos trabalhar o património local numa abordagem que motive o envolvimento dos alunos em atividades culturais. Destacamos a importância da relação entre a escola e o museu, bem como de outros equipamentos e associações culturais, no planeamento e concretização de atividades desta natureza interdisciplinar.

Abrir a escola à comunidade congregando a educação formal e não formal é uma resposta a valorizar cada vez mais e uma das grandes apostas do Agrupamento no seu Projeto Cultural de Escola – PNA.