Escola António Chora BarrosoEventos e Atividades

DAC – Alimentação Saudável

Uma vez mais o Dia Mundial da Alimentação não foi esquecido na Escola Chora Barroso. Mas este ano a comemoração trouxe sabores e aromas diferentes! A proposta partiu da turma do 6ºG e de um tema em estudo: a Alimentação Saudável. Assim surgiu um projeto desenvolvido nas aulas de Ciências, Matemática, Português e Ed. Musical, que se estenderá às restantes disciplinas. Contou, igualmente, com a participação da biblioteca escolar e da artista residente, Rita Assis.

Na sala de aula e na biblioteca escolar, os alunos realizaram várias pesquisas, nomeadamente sobre o papel das ervas aromáticas na alimentação, e sugeriram ementas saudáveis (almoço e jantar) com base nos ensinamentos fornecidos pela pirâmide mediterrânica e pela nova roda dos alimentos.

Na manhã de sexta-feira, dia 14 de outubro, realizou-se a montagem da exposição, na biblioteca escolar, com os trabalhos realizados em grupo ou individualmente, em diversos suportes. Todo o material criado será colocado num e-book, a ser criado nas aulas de Cidadania Digital. A artista residente, Rita Assis, produziu um pequeno videoclipe com a turma e contou com o apoio do professor de Educação Musical, João Baltazar.

Na manhã de segunda-feira, dia 17 de outubro, teve lugar na biblioteca uma palestra subordinada ao tema “Alimentação Saudável. Alimentação Segura”, dinamizada pela nutricionista do Município Dra.  Micaela Mota e pela estagiária Ana Brito, que aceitaram o convite feito pela coordenadora de escola e pelo Projeto de Educação para a Saúde. Os alunos do 6ºG convidaram os colegas das outras turmas do mesmo ano, que se encontram neste semestre a ter História e Geografia de Portugal. Ao longo da palestra, os alunos mostraram-se interessados e participativos e deram algumas sugestões para uma possível ementa escolar. Houve, ainda, tempo para, de uma forma construtiva, se construir um diálogo com as nutricionistas sobre as ementas da escola. Antes de saírem, os alunos responsáveis pela atividade convidaram os colegas do 6E e 6F a visitarem a exposição de trabalhos, de forma a a ficarem a saber mais sobre o papel das ervas aromáticas na alimentação.

Com as atividades desenvolvidas, pretendeu-se consciencializar as três turmas para a importância de uma alimentação saudável, para a necessidade de minimizar o teor de sal, responsabilizando todos os presentes para terem comportamentos alimentares corretos. Os alunos foram igualmente sensibilizados para frequentarem o refeitório da escola e para a necessidade de praticarem uma refeição completa.