Escola Artur GonçalvesEventos e Atividades

Dia Mundial da Alimentação na ESAG

Na Escola Artur Gonçalves, o Dia Mundial da Alimentação foi comemorado com o desenvolvimento de um DAC no âmbito das disciplinas de ciências naturais, matemática e tecniArte em articulação com o PES pelas turmas 6B e 6D. Foram realizados cartazes sobre “O açúcar escondido nos alimentos”, principalmente em bebidas refrigerantes, iogurtes, leite e em alguns alimentos processados. Nas disciplinas de ciências naturais e matemática, foram feitas as respetivas pesagens e correspondências de açúcar em cada alimento, escreveram frases sobre a alimentação e elaboraram-se cartazes; foram feitos em tecniArte separadores (cada aluno realizou dois separadores, um para si e outro para em articulação com o PES, ser oferecido aos alunos do 1º ciclo) bem como moldes de alimentos com ímanes que foram oferecidos por grupos de alunos aos professores e assistentes operacionais.

Na semana de 17 a 21 de outubro estiveram em exposição os cartazes elaborados, no átrio do refeitório. No dia 17, equipas de alunos estiveram neste local a fazer pesagens e medições de colegas, assistentes operacionais e professores para calcularem o Índice de Massa Corporal ( IMC) e darem conselhos sobre uma alimentação variada, equilibrada e completa. Em articulação com o PES e a disciplina de ciências naturais foram organizados  grupos de alunos que distribuíram frutas durante o intervalo pela comunidade educativa. Foi ainda editado um vídeo pelo aluno Pedro Antunes do 6D que de forma entusiástica tentou mostrar algumas das atividades desenvolvidas. Por último, foi organizada uma sessão de esclarecimento “Alimentação Saudável- Alimentação Segura” para as turmas do 6B e 6D na sala dos grandes grupos com a nutricionista do município Drª. Micaela Mota e a estagiária Ana Brito.

Todas as atividades desenvolvidas tiveram o intuito de alertar os alunos para a pertinência de lerem atentamente os rótulos alimentares dos alimentos processados, de forma a minimizar o consumo de açúcar, e deste modo contribuir para uma alteração de opções e hábitos alimentares.

Jovens informados e conscientes serão certamente adultos mais saudáveis.