Serviço de Psicologia

Os técnicos do Serviço de Psicologia (SP), de acordo com o referencial de apoio à prática para psicólogos com intervenção em contexto escolar, da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e, com a Direção-Geral da Educação (DGE), realizam a sua intervenção em contexto escolar, trabalham com os intervenientes diretos e indiretos nos processos educativos, nomeadamente, os alunos, os professores e as famílias. A sua intervenção pode ser promocional, preventiva e remediativa, tendo como objetivo geral desenvolver as capacidades e competências dos indivíduos, grupos e instituições, promovendo contextos facilitadores da aprendizagem e do desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais. Desenvolvem a sua atividade nos domínios do apoio psicopedagógico a alunos e professores, do desenvolvimento do sistema de relações da comunidade escolar e da orientação ao longo da vida.


Composição

O SP é um serviço especializado de apoio educativo, dotado de autonomia técnica e científica, composto por cinco técnicas:

  • uma Psicóloga Educacional do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO);
  • duas Psicólogas Clínicas, colocadas através dos Plano de desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário – PNPSE (35H) e por despacho (18H);
  • duas Psicólogas Clínicas em parceria com a Autarquia, para o Projeto Quokka.

Competências

O SP desempenha funções de acordo com as orientações para o trabalho em psicologia educativa nas escolas e trabalha em estreita articulação com todos os órgãos do Agrupamento. Colabora com o Departamento de Educação Especial e com entidades locais, nomeadamente na área da saúde, serviços sociais e outros. Faz parte dos elementos permanentes e variáveis da EMAEI.